A VOCAÇÃO ORIGINAL
- Flávio Macieira
- 28 de ago.
- 3 min de leitura
Por: Pastor Flávio Macieira - 2025
Dia 1 da série "A Mesa e o Altar: Encontrando Deus em seu Trabalho Diário".

Imagine que você ganha um smartphone de última geração, uma ferramenta incrível capaz de criar, conectar e organizar sua vida de maneiras que você mal consegue imaginar. Mas, por alguma razão, você o deixa na estante, admirando seu design por uma hora no domingo, e durante o resto da semana, para todas as suas tarefas, você insiste em usar um martelo de pedra e um cinzel. Frustrante, não é? De certa forma, é assim que muitos de nós tratamos nossa fé em relação ao nosso trabalho. Vemos a fé como algo belo para se admirar no domingo, mas na segunda-feira, pegamos as ferramentas velhas e cansativas do "trabalho como um fardo" para enfrentar a maior parte da nossa vida.
Essa divisão entre o altar (nossa fé) e a mesa de trabalho (nossa rotina) nunca fez parte do plano original de Deus. Antes de existir pecado, antes de existir a Queda, antes mesmo de existir a necessidade de redenção, Deus deu à humanidade sua primeira e mais fundamental vocação. Ele não a entregou em um templo, mas em um jardim.
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Gênesis 2:15 (NVT)
Este único versículo redefine tudo. O trabalho não é uma consequência da maldição do pecado; o trabalho é anterior à maldição. O trabalho foi o primeiro presente de propósito que Deus deu à humanidade. A palavra hebraica para "cultivar" é abad, que também pode ser traduzida como "servir" ou "adorar". A palavra para "cuidar" é shamar, que significa "proteger", "guardar". Em seu estado original, nosso trabalho era uma forma de adoração. Ao organizar, criar, desenvolver e proteger o mundo de Deus, estávamos servindo diretamente a Ele. Sua mesa de trabalho era o seu altar.
Sim, a Queda em Gênesis 3 tornou o trabalho penoso e frustrante ("Com o suor do seu rosto você obterá alimento"). O solo agora produz espinhos, e nossos e-mails também. Mas a vinda de Cristo iniciou o processo de redenção de todas as coisas, incluindo a nossa vocação. Através Dele, somos convidados a começar a ver nosso trabalho não mais através das lentes da maldição, mas através das lentes do jardim. Cada planilha, cada aula, cada linha de código, cada cliente atendido pode se tornar um ato de "cultivar" e "cuidar" do jardim de Deus, aqui e agora.
Que tal começar a enxergar seu trabalho com os olhos da criação, e não da maldição?
O passo de fé hoje é um exercício de "recomissionamento". Liste de 3 a 5 das suas tarefas de trabalho mais comuns e rotineiras. Ao lado de cada uma, reescreva-a não como uma obrigação, mas como um ato de "cultivo" ou "cuidado". Por exemplo: "Responder e-mails" pode se tornar "Cultivar a clareza e a ordem na comunicação". "Preparar o jantar para a família" se torna "Cuidar e nutrir aqueles que Deus me deu". Veja suas tarefas sob a luz de Gênesis 2:15.
Agora, permita-se um momento de reflexão honesta:
Honestamente, você tende a ver seu trabalho mais como um fardo necessário ou como uma vocação com propósito?
De que forma a ideia de que seu trabalho é uma forma de adoração muda sua motivação para as tarefas de amanhã?
Qual "espinho" (frustração) em seu trabalho atual é o mais difícil de ver como parte do plano redentor de Deus?
Vamos pedir a Deus que restaure nossa visão sobre o trabalho.
Criador e Senhor, eu confesso que muitas vezes separei minha fé do meu trabalho. Tratei minhas tarefas como um fardo e esqueci que foi o Senhor quem primeiro me chamou para cultivar e cuidar. Perdoa-me pela minha visão limitada. Hoje, peço que o Senhor comece a redimir minha perspectiva. Mostra-me como meu escritório, minha casa, minha oficina podem ser o jardim onde eu Te sirvo. Transforma minha mesa em um altar. Em nome de Jesus, Amém.
O trabalho não é o que fazemos para viver. É como vivemos o propósito que Deus nos deu.
Essa mensagem falou com você? ✨
Comente: Deixe sua reflexão abaixo. Amamos ler e interagir!
Compartilhe: Envie esta esperança para um amigo. Uma semente pode mudar um dia.
Aprofunde: Para continuar sua jornada e apoiar nossa missão, conheça nossos livros. 👉 Veja todos os livros aqui: https://www.propagandoapalavra.com.br/livros










Comentários