Vivendo em Pureza e Justiça
- Flávio Macieira
- 7 de fev.
- 3 min de leitura
Por: Pastor José Flávio Macieira — 07/02/2025

Ser filho de Deus é viver em pureza e justiça, refletindo o caráter de Cristo e aguardando com esperança a Sua vinda.
"Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu." (1 João 3:1)
O apóstolo João, em sua primeira carta, nos revela a maravilhosa verdade: somos filhos de Deus! Essa identidade transformadora nos impulsiona a viver em pureza e justiça, refletindo o caráter de Cristo e aguardando com esperança a Sua vinda.
Ser filho de Deus é receber um amor incondicional, uma herança eterna e um propósito singular. É pertencer à família de Deus, ser guiado pelo Espírito Santo e ter a certeza da vida eterna.
Vivendo como Filhos de Deus:
Pureza Interior: Assim como Jesus é puro, somos chamados a buscar a pureza em nossos pensamentos, palavras e ações. A pureza interior se reflete em uma vida de santidade, dedicada a agradar a Deus e a resistir às tentações do mundo.
"Como você tem buscado a pureza em sua vida? Quais hábitos e atitudes você tem cultivado para refletir a pureza de Cristo?"
Justiça em Ação: A justiça de Deus se manifesta em nossas vidas através de atos de amor, compaixão e bondade. Busque praticar a justiça em seus relacionamentos, no seu trabalho e em todas as áreas da sua vida.
"Como você tem praticado a justiça em seu dia a dia? De que forma você tem demonstrado o amor de Deus e a Sua justiça ao próximo?"
Esperança Inabalável: A esperança da vinda de Cristo nos motiva a viver em santidade e a aguardar com ansiedade o dia em que O veremos face a face. Cultive a esperança em seu coração e persevere na fé, mesmo em meio às dificuldades.
"Como a esperança da vinda de Cristo tem impactado sua vida? Você tem vivido com a perspectiva da eternidade?"
Comunhão Fraterna: Como filhos de Deus, somos chamados a viver em comunhão uns com os outros, amando e apoiando nossos irmãos e irmãs na fé. Busque a unidade na igreja, perdoe as ofensas e promova a reconciliação.
"Como você tem contribuído para a comunhão e a unidade na igreja? Você tem demonstrado amor e compaixão pelos seus irmãos e irmãs na fé?"
Resistindo ao Maligno: O Maligno busca nos desviar do caminho de Deus e nos levar ao pecado. Mas, como filhos de Deus, temos a força do Espírito Santo para resistir às tentações e vencer as batalhas espirituais.
"Quais são as suas maiores lutas e tentações? Como você tem buscado a força de Deus para vencê-las e permanecer fiel a Ele?"
Viver como filho de Deus é um privilégio e uma responsabilidade. É refletir o caráter de Cristo em nossas vidas, vivendo em pureza, justiça e amor. Que a graça de Deus te capacite a viver como um verdadeiro filho Seu, aguardando com esperança a Sua vinda e a glória eterna!
Oração:
Pai amado, agradeço por me chamares de Teu filho. Ajuda-me a viver de acordo com a Tua vontade, a refletir o caráter de Cristo e a permanecer firme na fé. Em nome de Jesus, amém.
A verdadeira felicidade está em viver como filho de Deus, em comunhão com o Pai e guiado pelo Espírito Santo!
Que tal personalizar sua reflexão? Leia a perícope completa em 1 João 2:28-3:10 e anote suas impressões e aprendizados.










Comentários