O SOLO COMUM DA GRAÇA
- Flávio Macieira
- 18 de nov.
- 3 min de leitura
Por: Pastor Flávio Macieira – 2025 | Série "PONTES, NÃO MUROS"

Você já se sentiu assim?
Você está em uma conversa com alguém que discorda fundamentalmente de você. Um cético, um amigo de outra fé, um parente com visões de mundo opostas.
O instinto imediato é focar naquilo que os separa.
Você levanta suas defesas. Ele levanta as dele. O resultado? Ninguém ouve. A conexão morre e o abismo entre vocês fica ainda maior.
Nós nos definimos por aquilo que somos contra.
Mas e se essa não for a única maneira? E se o segredo para construir uma ponte não for focar no abismo, mas em encontrar o único pedaço de solo comum que vocês compartilham?
O apóstolo Paulo foi mestre nisso.
Quando ele caminhou por Atenas, ele não encontrou um povo receptivo; encontrou uma cidade que o provocou, cheia de ídolos.
O que ele fez?
Ele não começou um protesto na praça. Ele não gritou que todos estavam errados.
Ele observou.
Ele andou pela cidade, olhou os objetos de culto e encontrou algo fascinante: um altar com a inscrição "AO DEUS DESCONHECIDO". Em vez de focar nas centenas de ídolos que o ofendiam, ele usou o único que o conectava. Ele encontrou o "solo comum".
Essa abordagem é uma aula magistral de como construir pontes, e Paulo a verbalizou em seu famoso discurso:
“— Senhores atenienses! Em tudo vejo que vocês são excessivamente religiosos. Porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual estava escrito: ‘AO DEUS DESCONHECIDO’. Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio.” (Atos 17:22-23, NAA)
Isto é genial.
Paulo não disse: "Seu altar está errado". Ele disse: "Seu altar está incompleto. Deixe-me preencher essa lacuna".
Ele validou o anseio (a busca por Deus) antes de corrigir o endereço (os ídolos).
Em cada coração humano, mesmo no mais cético, existem ecos da verdade de Deus (o que chamamos de Graça Comum): um amor pela justiça, um desejo de beleza, uma sede de amor incondicional.
Construir uma ponte é identificar esses ecos e dizer: "Eu vejo a beleza do que você procura. Deixe-me apresentar o Nome de quem você está procurando".
Não começamos o diálogo apontando o abismo, mas encontrando a ponte.
Para praticar essa busca pelo solo comum hoje, pense em uma conversa recente ou futura com alguém que não compartilha sua fé. Em vez de focar no ponto de discórdia, tente identificar o valor positivo por trás da opinião dele. Ele está buscando justiça? Liberdade? Segurança? Identifique esse valor e valide-o ("Eu concordo com você que a justiça é essencial...") antes de compartilhar como o Evangelho atende a esse desejo de forma suprema.
Para aprofundar essa entrega, reflita honestamente sobre estas questões:
Por que é tão mais fácil apontar o erro do que encontrar o "eco da verdade" na vida de quem não crê?
Como a abordagem de Paulo em Atenas desafia a maneira como você interage com a cultura contemporânea?
Qual é o "Altar ao Deus Desconhecido" (o anseio oculto por Deus) que você consegue identificar nas pessoas ao seu redor hoje?
Vamos levar essa verdade ao Pai em oração: Pai, Tu és o Deus de toda a verdade e toda a beleza. Eu confesso que, muitas vezes, olho para aqueles que não Te conhecem com julgamento, e não com a compaixão de quem procura pontes. Dá-me olhos como os de Paulo, capazes de ver o anseio por Ti mesmo no meio da idolatria ou da confusão. Ajuda-me a encontrar o solo comum, a validar a sede do outro, para que eu possa lhe oferecer a Água Viva. Em nome de Jesus. Amém.
Não começamos o diálogo apontando o abismo, mas encontrando a ponte. Hoje, aprendemos a encontrar o solo comum. Mas, eventualmente, precisaremos falar sobre as diferenças. O Evangelho também confronta. Como podemos discordar sem sermos desagradáveis? Como apresentamos a verdade de uma forma que cure, em vez de ferir? Amanhã, vamos aprender sobre a resposta que cura.
Essa mensagem falou com você? ✨ Comente aqui embaixo um "solo comum" (um valor compartilhado) que você encontrou com alguém diferente de você. Compartilhe este devocional com alguém que quer aprender a dialogar melhor. Aprofunde sua jornada de fé com meus livros. Clique aqui para conhecer: https://www.propagandoapalavra.com.br/livros










Amém!👏🏻🙌🏻