top of page

O IMPROVÁVEL LUGAR

Por: Pastor Flávio Macieira – 2025 | Série "O NATAL IMPROVÁVEL" (Dia 20/25)

Se a Apple fosse lançar o iPhone 16 hoje, ela não faria o evento num galpão abandonado no interior de Roraima. Ela escolheria o Vale do Silício, Nova York ou Londres. O marketing exige palcos grandes para produtos grandes.

Mas quando Deus decidiu lançar o maior evento da história do cosmos — a encarnação do Seu Filho —, Ele ignorou os centros de poder.

Ele ignorou Roma (o poder político). Ignorou Atenas (o poder intelectual). E, o mais chocante, ignorou Jerusalém (o poder religioso). Deus escolheu Belém.

Para você ter uma ideia, Belém era tão pequena que, em algumas listas de cidades da época, ela nem aparecia. Era um "bairro dormitório" a 10 km de Jerusalém. Mas 700 anos antes, o profeta Miquéias já tinha dado o spoiler:

"E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar entre os grupos de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de ser governante em Israel..." (Miquéias 5:2 – NAA)

Aqui está a lógica subversiva do Natal: Deus adora começar coisas gigantes em lugares minúsculos.

Malcolm Gladwell, em Davi e Golias, fala sobre a vantagem de ser o "azarão". Belém era a cidade de Davi — o filho caçula, o pastor de ovelhas que ninguém levava a sério. Jesus nasce na cidade dos "subestimados" para nos ensinar que o Reino de Deus não depende de infraestrutura humana.

Se Jesus tivesse nascido em Roma, diriam que o cristianismo foi um projeto político. Se fosse em Jerusalém, diriam que foi uma reforma religiosa. Mas Ele nasceu em Belém para provar que a Salvação vem puramente da Graça.

Talvez você esteja se sentindo uma "Belém" hoje. Você olha para a sua vida, seu ministério ou seus recursos e pensa: "Sou pequeno demais. Não tenho relevância. Deus não vai fazer nada importante aqui."

Não despreze os pequenos inícios. A geografia da graça é diferente da geografia humana. Enquanto o mundo aplaude o grande, o barulhento e o viral, Deus está descendo silenciosamente na sua "pequena" fidelidade diária.

O Rei do Universo cabe numa manjedoura de uma vila esquecida. Ele certamente cabe na sua vida.

Reflexão para hoje:

  • Você tem desprezado o lugar onde Deus te plantou só porque ele parece pequeno ou insignificante?

  • Você acredita que Deus precisa de grandes palcos para agir ou que Ele prefere a intimidade do anonimato?

  • O que você pode fazer hoje para ser fiel no "pouco", sabendo que Deus está vendo?

Vamos orar e valorizar o lugar? "Senhor, cure-me da megalomania. Eu vivo buscando palcos grandes, e o Senhor escolheu uma vila pequena. Obrigado porque não precisas do meu status para realizar Teus planos. Eu consagro a Ti a minha 'pequena Belém' — minha vida simples, meu trabalho comum, minha família. Que o Rei nasça aqui. Eu não desprezo mais os pequenos começos. Em nome de Jesus, amém."

Essa mensagem falou com você? 🌍 Comente aqui embaixo: "Deus usa o pequeno" se você crê que Ele vai fazer algo grande na sua vida.

Aprofunde sua jornada de fé com meus livros. Clique aqui para conhecer: https://www.propagandoapalavra.com.br/livros

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • LinkedIn
  • Blogger
  • Amazon
  • Tópicos
  • Facebook
  • Youtube

©2022 por Propagando a Palavra. Orgulhosamente criado com GTJ

bottom of page