top of page

Mais Que Sobreviver: A Vida Abundante em Jesus

Por: Pastor Flávio Macieira — 2025

ree

Jesus não veio apenas para nos dar a eternidade no futuro, mas para nos oferecer uma qualidade de vida rica, plena e significativa aqui e agora.

"...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10b NVT)

No conhecido discurso do Bom Pastor, Jesus contrasta Sua missão com a do ladrão. Enquanto "o ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir", a declaração de propósito de Jesus é radicalmente oposta e cheia de esperança: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Esta não é apenas uma promessa de vida após a morte; é uma promessa sobre a qualidade e a plenitude da vida que podemos experimentar Nele, a partir do momento em que O recebemos.


O que significa essa "vida em abundância"? A palavra grega para "abundância" aqui é perisson, que carrega a ideia de "superabundante", "excessivo", "mais do que o suficiente", "extraordinário". Não se trata, primariamente, de abundância material de riquezas ou ausência de problemas – embora Deus certamente possa nos abençoar materialmente e nos livrar de dificuldades. A abundância que Jesus promete é mais profunda e duradoura.


É uma vida de relacionamento pleno com Deus. Antes de Cristo, estávamos separados de Deus pelo pecado. Jesus, o Bom Pastor que dá a vida por Suas ovelhas (v. 11), removeu essa barreira. A vida abundante começa com essa reconciliação, com o acesso irrestrito à presença do Pai, conhecendo-O e sendo conhecido por Ele. É uma vida onde experimentamos Seu amor, Sua graça e Sua direção de forma íntima.


É uma vida de propósito e significado. Muitas pessoas passam pela existência sentindo um vazio, uma falta de direção. Em Cristo, encontramos nosso verdadeiro propósito: glorificar a Deus e desfrutar Dele para sempre, participando de Sua obra redentora no mundo. Nossas vidas, mesmo com suas tarefas cotidianas, ganham um significado eterno quando vividas em e para Ele. Deixamos de apenas "existir" para verdadeiramente "viver" com um propósito que transcende o aqui e agora.


É uma vida de crescimento e transformação interior. A vida abundante em Cristo envolve a obra contínua do Espírito Santo em nós, moldando nosso caráter à imagem de Jesus (Romanos 8:29). É experimentar o fruto do Espírito – amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23) – crescendo em nós, mesmo em meio às lutas. É uma jornada de se tornar cada vez mais quem Deus nos criou para ser.


É uma vida de esperança e segurança. Mesmo diante das dificuldades e incertezas deste mundo, a vida abundante em Cristo nos oferece uma esperança que não decepciona – a esperança da glória futura, da ressurreição, da vida eterna com Ele. Essa esperança nos dá uma perspectiva diferente sobre os problemas e uma segurança interior que não se abala facilmente.


É importante notar que essa vida abundante não é uma utopia livre de dores ou desafios. O próprio Jesus, que prometeu essa vida, enfrentou sofrimento e oposição. Mas é uma vida que, mesmo em meio às lutas, é permeada pela Sua presença, Seu poder, Sua paz e Seu propósito. É a capacidade de "florescer onde fomos plantados", encontrando contentamento e força Nele, independentemente das circunstâncias externas.


Jesus não veio apenas para que "sobrevivêssemos" espiritualmente, marcando o tempo até chegarmos ao céu. Ele veio para que pudéssemos viver – e viver com uma plenitude, uma riqueza, uma abundância que só se encontra Nele, o Doador da Vida.


Desafio: Avalie sua vida hoje. Você está apenas "sobrevivendo" ou está experimentando a "vida em abundância" que Jesus prometeu? Identifique uma área onde você sente que falta essa plenitude. Em oração, peça a Jesus para te mostrar como Ele deseja preencher essa área com Sua vida abundante. Talvez seja buscando mais intimidade com Ele, descobrindo Seu propósito para você, permitindo que o Espírito Santo transforme uma área do seu caráter, ou firmando sua esperança Nele.


Oração: Senhor Jesus, Bom Pastor, obrigado pela Tua promessa de vida abundante! Confessamos que muitas vezes nos contentamos com menos, com uma vida espiritual superficial ou apenas com a sobrevivência em meio aos desafios. Perdoa-nos. Abre nossos olhos e corações para a plenitude de vida que Tu vieste nos dar. Queremos experimentar essa abundância em nosso relacionamento Contigo, em nosso propósito, em nosso caráter e em nossa esperança. Enche-nos com Tua vida, hoje e sempre. Amém.


Hora de Refletir:

  1. Para você, o que significa "vida em abundância"? Como essa ideia se contrasta com a visão de sucesso ou felicidade que o mundo geralmente apresenta?

  2. Em quais áreas da sua vida você sente que está mais "sobrevivendo" do que "vivendo em abundância"? Que passos, com a ajuda de Deus, você pode dar para mudar isso?

  3. Como a promessa de vida abundante em Cristo te encoraja a enfrentar os desafios ou as monotonia do dia a dia com uma nova perspectiva?

Jesus veio para nos dar mais que existência; Ele veio para nos dar vida em sua plenitude transbordante.

Você também pode nos ajudar a levar esta mensagem de esperança e fé a outras pessoas, compartilhando este conteúdo e apoiando o nosso ministério com as suas orações e doações. Acesse o link e saiba como: www.propagandoapalavra.com.br/ajude-o-ministério. E não deixe de compartilhar esta reflexão com seus amigos e familiares! Gostou deste post? Deixe o seu comentário abaixo!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • LinkedIn
  • Blogger
  • Amazon
  • Tópicos
  • Facebook
  • Youtube

©2022 por Propagando a Palavra. Orgulhosamente criado com GTJ

bottom of page