top of page

Amabilidade Contagiante: Deixe a Ternura de Deus Fluir Através de Você

Por: Pastor Flávio Macieira

ree

Em um mundo frequentemente marcado pela aspereza e pela indiferença, um simples ato de amabilidade pode ser como um bálsamo curador, uma luz que dissipa as sombras. Essa é uma das mais belas virtudes do Fruto do Espírito.

“Em vez disso, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32 NVT) “Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.” (Colossenses 3:12 NVT)

A jornada pelo Fruto singular que o Espírito Santo cultiva em nós nos leva hoje a contemplar a amabilidade (ou benignidade). Longe de ser uma mera formalidade social ou uma fraqueza, a amabilidade bíblica é uma expressão ativa da ternura e da compaixão de Deus operando através de nós. Ela é uma força poderosa que constrói pontes, cura feridas e reflete o coração do nosso Pai celestial.


O apóstolo Paulo nos exorta a nos "revestirmos" de amabilidade, assim como nos vestimos com roupas. Isso sugere que a amabilidade é uma escolha consciente, uma atitude que cultivamos intencionalmente como povo escolhido e amado por Deus. Não é algo que simplesmente "acontece"; é uma decisão de tratar os outros com a mesma gentileza, compaixão e perdão que recebemos de Cristo. Quando escolhemos ser amáveis, estamos, na verdade, vestindo as "roupas" do Reino de Deus e tornando Seu caráter visível.


A amabilidade se manifesta em ações concretas. Ser "bondoso" é mais do que não fazer o mal; é ativamente procurar oportunidades para fazer o bem, para servir, para ajudar. Ser "compassivo" é ter um coração que se comove com a dor do outro, que se coloca no lugar dele e busca aliviar seu sofrimento. Essa virtude do Fruto do Espírito nos impulsiona a perdoar, assim como fomos perdoados, liberando tanto a nós mesmos quanto ao outro do peso da ofensa. A amabilidade é, em essência, o amor de Deus em sua forma mais terna e prática no dia a dia. Como nos lembra o próprio apóstolo, entre as características do Fruto do Espírito, encontramos a “amabilidade” e a “bondade” (Gálatas 5:22 NVT).


Mas como ser amável em um mundo tão competitivo e, por vezes, hostil? A resposta está na fonte: o Espírito Santo. É Ele quem suaviza nossas arestas, que acalma nosso espírito reativo e nos capacita a responder com graça onde nossa natureza tenderia à aspereza. Quando permitimos que Ele trabalhe em nós, Ele transforma nosso coração e nos torna canais da Sua amabilidade para um mundo sedento de gentileza. Cada palavra gentil, cada gesto de compaixão, cada ato de perdão é o Espírito Santo manifestando Sua natureza através de nós.

Que possamos, hoje, escolher nos revestir de amabilidade, permitindo que a ternura contagiante de Deus flua através de nós, tocando e transformando vidas ao nosso redor.


Desafio: Identifique uma pessoa em sua vida (familiar, colega, vizinho) com quem você poderia ser intencionalmente mais amável esta semana. Planeje um pequeno ato de bondade ou uma palavra de encorajamento para essa pessoa.


Oração: Espírito Santo, obrigado por me chamar para refletir a ternura de Deus. Peço que cultives em mim a virtude da amabilidade. Remove de mim toda aspereza e impaciência, e enche-me com Tua compaixão e bondade. Ajuda-me a "revestir-me" da Tua gentileza todos os dias, para que eu possa ser um canal do Teu amor curador para o mundo. Em nome de Jesus, amém.


Hora de Refletir:

  1. Em que situações você acha mais difícil ser amável? O que geralmente o impede?

  2. Lembre-se de uma vez em que um ato de amabilidade (seu ou de outra pessoa) fez uma grande diferença. O que essa experiência lhe ensinou?

  3. Como a amabilidade pode ser uma forma poderosa de testemunhar o amor de Cristo em seu cotidiano?

A amabilidade é a linguagem universal do coração, um eco da ternura de Deus que todos podem entender e receber.

Você também pode nos ajudar a levar esta mensagem de esperança e fé a outras pessoas, compartilhando este conteúdo e apoiando o nosso ministério com as suas orações e doações. Acesse o link e saiba como: www.propagandoapalavra.com.br/ajude-o-ministério. E não deixe de compartilhar esta reflexão com seus amigos e familiares! Gostou deste post? Deixe o seu comentário abaixo!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • LinkedIn
  • Blogger
  • Amazon
  • Tópicos
  • Facebook
  • Youtube

©2022 por Propagando a Palavra. Orgulhosamente criado com GTJ

bottom of page