A GUERRA DOS PENSAMENTOS
- Flávio Macieira
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Por: Pastor Flávio Macieira – Série "FILHOS DO REI" (Livro 1 | Dia 8)

Você já parou para ouvir a "conversa" que acontece dentro da sua cabeça o dia todo? Muitos de nós convivemos com um "colega de quarto" mental que é cruel, pessimista e acusador. Ele diz coisas como: "Você nunca vai conseguir", "Ninguém gosta de você de verdade", "Deus está decepcionado", "Você é feio".
Se um amigo falasse com você do jeito que você fala consigo mesmo, você ainda seria amigo dele? Provavelmente não. Mas aceitamos esses pensamentos tóxicos como se fossem verdades absolutas.
Joyce Meyer, em seu best-seller Campo de Batalha da Mente, ensina uma verdade espiritual estratégica: O Diabo sabe que se ele controlar o que você pensa, ele controlará o que você faz.
A sua identidade de Filho de Deus não é perdida no céu, ela é bloqueada na sua mente. Paulo nos dá a estratégia de guerra:
"Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo." (2 Coríntios 10:5 – NAA)
Note a linguagem militar: "derrubamos", "levamos cativo". Você não conversa com pensamentos ruins; você os prende. Esses pensamentos negativos constantes criam o que a Bíblia chama de Fortalezas. São muros de mentiras que cercam sua mente, impedindo que a verdade do amor de Deus entre.
Por exemplo: Se você sofreu rejeição na infância, o inimigo construiu uma fortaleza chamada "Eu sou rejeitado". Mesmo que Deus diga "Eu te amo", essa verdade bate no muro e volta.
Como vencer essa guerra? Você precisa aprender a pensar sobre o que você está pensando. Quando vier o pensamento: "Eu não tenho jeito", você deve capturá-lo e confrontá-lo com o Espelho de Deus: "Isso é mentira. A Palavra diz que sou nova criatura e que tudo posso Naquele que me fortalece."
Não seja passivo. Sua mente é um terreno imobiliário valioso. Não deixe o inimigo construir favelas de medo e acusação onde o Espírito Santo quer construir um palácio de paz.
Você é Filho. E Filho tem a mente de Cristo.
Reflexão para hoje:
Qual é a "mentira de estimação" que se repete na sua cabeça toda semana? (Ex: "Vou ficar pobre", "Meus filhos vão se perder").
Você aceita qualquer pensamento que chega ou você filtra na portaria da sua mente?
Tente praticar hoje a "substituição": para cada pensamento negativo, fale um versículo bíblico em voz alta.
Vamos orar e colocar o capacete da salvação? "Senhor, eu peço perdão por ter deixado minha mente virar terra de ninguém. Eu tenho aceitado mentiras do inimigo sobre quem eu sou. Hoje, eu declaro guerra. Eu derrubo as fortalezas da rejeição, do medo e da inferioridade. Espírito Santo, renova a minha mente. Eu levo cativo todo pensamento rebelde e o submeto a Cristo. Eu escolho pensar no que é puro, no que é nobre e no que é verdade. Em nome de Jesus, amém."
Essa mensagem falou com você? 🌍 Comente aqui embaixo: "Minha mente é de Cristo" para blindar seus pensamentos.
Aprofunde sua jornada de fé com meus livros. Clique aqui para conhecer: https://www.propagandoapalavra.com.br/livros










Comentários